Jonathan Miranda - Currículo

                                                              Jonathan Miranda

                        Flautista mineiro, iniciou seus estudos musicais em 1991 em São João del-Rei – MG, no Conservatório Estadual de Música Padre Maria Xavier, obtendo o título de técnico em instrumento em 2001.
                        Em 2002 é admitido na classe de dois grandes flautistas: Artur Andrés e Maurício Freire, na Universidade Federal de Minas Gerais. Conclui seu Bacharelado com nota máxima em 2005.
                        No ano de 2006 é aceito no Mestrado da UFMG em Performance Musical mas parte em 2007 como bolsista do governo alemão (DAAD) para seu Mestrado na Alemanha, onde estudou com a Profa. Dra. Mirjam Nastasi e Jutta Pulcinni na Musikhochschule Freiburg. Foi aprovado também na Musikhochschule Köln, na classe do Prof. Robert Winn, com quem também fez aulas.
                        Fez aulas com o prof. Michel Faust, primeiro flautista da WDR Köln e com Mario Carolli na França. Foi primeiro flautista da Junge Kammerphilharmonie e KHG Orchester, com quem pôde tocar repertório vasto e realizar gravações de Cd´s ao vivo em renomadas salas de concertos alemãs. Em 2008 participou do Sir James Galway International Master Class, na Suíca. 

                         Na sua trajetória brasileira freqüentou vários festivais por todo o Brasil, onde pode ter aulas com Maurício Freire, Antônio Carrasqueira, Rogério Wolf, José Ananias, Artur Andrés, Jean Noel Sagahard, Odette Ernest, Sérgio Barrenechea, Renato Axelrud, Edson Beltrami e Lucas Robato. Participou também de master classes com grandes flautistas internacionais como: Pierre Yves – Artaud (França), Vieri Botazini (Itália), Angela Jones (EUA), Michel Debost (França), Félix Renggli (Suíça/Alemanha), Jacques Zoon (Suíca/Holanda), Emanuel Pahud (Alemanha), entre outros.
                        Foi Spalla concursado da Banda Sinfônica da UFMG por 3 anos consecutivos e teve a oportunidade de trabalhar com diversos maestros. Foi ganhador de edições do Jovem Músico, promovido pelo BDMG e Segunda Musical, promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
                        É membro do Quarteto Pé di Sí, quarteto de flautas que se dedica tanto à música popular quanto a erudita, que vem dando recitais pelo sudeste do país desde 2000. Membro do Sexteto de 7, grupo camerístico que divulga principalmente a música brasileira para quinteto de sopros e piano, tendo participado do encerramento do Festival Villa-Lobos de 2010. Fez parte também do Trio Madeiras, mantendo concertos freqüentes nos teatros mineiros.
                        Atualmente é professor de flauta na Escola de Música da UFPA e na Fundação Amazônica de Música.