Bruno Faria - Currículo

Bruno Faria

Flautista e soundpainter, é natural de Belo Horizonte - MG. Formou-se bacharel em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) e mestre em música pela The University of Iowa (2005). Durante estes anos de formação acadêmica atuou em vários tipos de grupos musicais no Brasil e nos Estados Unidos: a banda Nono Osso, o quarteto de flautas Pé di Sí, o duo Tramanduá de flauta e violão, a banda sinfônica da UFMG, banda sinfônica, orquestra sinfônica, orquestra de câmara, o quinteto de sopros de pós-graduandos e o grupo de música contemporânea (Center for New Music) da Universidade de Iowa e o Gamut Sounpainting Ensenble. Com este último participou em 2004 da montagem do espetáculo Columbus – A Soundpainting Opera, dirigido pelo criador da linguagem de sinais para improvisação, Walter Thompson. Foi bolsista no Institute and Festival for Contemmporary Performance, organizado pela Mannes College of Music (NY) em julho de 2005. 
De volta ao Brasil, trabalhou como flautista/flautinista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo de 2006 à 2009, e como professor de flauta e coordenador do quinteto de sopros dos professores na Faculdade de Música do Espírito Santo nos anos de 2007 e 2008. Neste período formou em Vitória-ES a Orquestra Brasileira de Soundpainting, primeiro grupo a utilizar a linguagem de sinais para improvisação, Soundpainting, na América Latina.  Nos anos de 2007, 2008 e 2010, participou dos encontros Soundpainting Think Tank realizados em Tours (França), Helsinborg (Suécia) e Bordeaux (França), respectivamente, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil, aprimorando-se enquanto performer e soundpainter.

Atualmente é professor assistente no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora,  onde leciona flauta transversa e prática de conjunto. A partir das experiências acumuladas como performer e educador, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa que busca renovar o ensino da flauta transversa e da música em geral, inserindo no dia a dia acadêmico a improvisação e a música popular brasileira como ferramentas para o desenvolvimento musical.
Vem divulgando este trabalho em festivais nacionais e internacionais, ministrando oficinas de Soundpainting e apresentando comunicações em eventos como o Inverno Cultural da UFSJ, o IX e XX Encontros Internacionais de Flautistas da ABRAF, o Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design  - UFJF, o VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais (UFRJ), dentre outros.
Aliado a este trabalho de pesquisa, mantêm suas atividades musicais em colaborações com professores na Universidade Federal de Juiz de Fora e com os grupos de música de câmara Duo Tramanduá de flauta e violão, Quarteto de Flautas Pé di Sí e Quinteto de Sopros Capixaba.